Monday, January 28, 2008

Agarrar a ocasião pela melena

Já andava há algum tempo à espera de uma boa ocasião para abrir este blog. Surgiu hoje ao ler a notícia da Agência Zenit (http://www.zenit.org/index.php?l=portuguese) cuja hiperligação colo:

http://www.zenit.org/article-17391?l=portuguese.

Destaco este excerto, que é precioso:
"Muitíssimas vezes, diz [o Padre Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Informação da Santa Sé] citando ao Papa, «a comunicação parece ter a pretensão não só de representar a realidade, mas de determina-la graças ao poder e a força de sugestão que possui».
«Isto sucede, por exemplo, quando os meios não são utilizados "para uma adequada função de informadores, mas para 'criar' os próprios eventos" ou ao menos para ampliar seu impacto, para manipular a correta leitura, ou impor uma determinada interpretação com objetivos ideológicos, interesse econômico, político ou de outra natureza», denuncia o porta-voz vaticano.
«Não se repetirá nunca suficientemente um princípio tão aparentemente óbvio como fundamental: "A palavra – dita, escrita ou expressada com imagens – está feita para a verdade, para dizer a verdade, para favorecer o encontro entre as pessoas, compartilhando a verdade". A palavra não está feita para o engano, para a divisão, nem para a manipulação ou o uso do outro»."

Não admira que haja quem não goste dele, do Bento XVI: é que ele diz as coisas com frontalidade: chama os bois pelos nomes, como diz o povo, e quem se mete com os jornalistas tem-nos à perna...

Conclúo acrescentando que me dá um especial prazer abrir o blog com um postal centrado nas palavra do Papa Bento XVI.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.