Monday, June 29, 2009

No Gates of Vienna

Uma série a seguir com atenção no Gates of Vienna, intitulada “The International Cultural Enrichment News”. Destina-se a divulgar as notícias que os media fazem por remeter para os fundos, quando não pela borda fora. Trata da violência dos subúrbios e das grandes cidades, muitas vezes associada no centro e no norte da Europa à não conformação das comunidades islâmicas às normas das sociedades de acolhimento.
A série surgiu a fim de dar conta aos leitores de fora da Dinamarca dos confrontos violentos entre motards e "jovens de origem étnica não-dinamarquesa", os quais ameaçam alastrar geograficamente e envolver outros dinamarqueses, não apenas os motards. Um dos objectivos dos autores é tornar compreensível aos leitores interessados o previsível aumento de violência, para lá da expectável narrativa dos confrontos violentos nos quais os "jovens de origem étnica não-dinamarquesa" - eufemismo para grupos de muçulmanos - aparecerão representados, inevitavelmente, como vítimas do preconceito racial nórdico.
As notícias - muitas delas traduções de periódicos dinamarqueses, franceses, holandeses, suecos, noruegueses - consistirão, para além do texto da notícia propriamente dito, de adaptações das formulações eufemísticas politicamente correctas usadas pelos media, sem as quais algumas notícias não pareceriam outra coisa que meros casos de polícia - o que é o caso de algumas, diga-se em abono da verdade. Por exemplo: no Reino Unido os media e a polícia usa a expressão "asian" para substituir "paquistanês" ou "muçulmano", o que enfurece os hindus e outros não muçulmanos asiáticos; na Alemanha, a expressão "südländer", originalmente usada para designar o tipo mediterrânico, veio a designar curdos, albaneses ou turcos consoante o local dos incidentes.

Outros postais da série.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.