Sunday, October 4, 2009

Recurso a Vaclav Klaus

Depois da adopção por via não referendária na maioria dos países da UE do Tratado de Lisboa e da sua aprovação pelos irlandeses – à segunda tentativa e na sequência de enormes pressões, que chegaram à ameaça, mais ou menos directa, de expulsão da Irlanda da UE, e de uma campanha que envolveu recursos financeiros de monta, provenientes do tesouro irlandês e do orçamento da UE –, Vavlav Klaus, o presidente checo, é o próximo obstáculo com que os federalistas europeus se deparam.
O Tratado foi aprovado pelas duas câmaras parlamentares checas, mas Klaus recusou-se, até ao momento, a assinar o documento. Entretanto, um grupo de senadores checos requereu ao tribunal constitucional a avaliação da constitucionalidade do documento.

Um grupo de cidadãos europeus decidiu expressar o seu apoio a Klaus e a pedir-lhe que se mantenha firme na sua decisão de não assinar o Tratado, resistindo às intensas pressões provenientes de todos os quadrantes que se adivinham.
Para o efeito, criaram um site, uma página no Facebook e lançaram uma petição.

Já que não tivemos oportunidade de manifestar a nossa posição face a esta constituição travestida, temos agora a oportunidade de nos opor ao Tratado através da pessoa de Klaus.



(Fonte da imagem: Politically Incorrect.)
Via Gates of Vienna.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.